Como buscar os Documentos para o Reconhecimento da Cidadania Italiana


05/09/2016 às 14h14
Por Pierangeli Advocacia

Visto que o seu direito ao reconhecimento da cidadania italiana já é um direito seu, Vamos a um dos principais passos ao iniciar sua busca pela cidadania italiana que é descobrir o antepassado que veio da Itália, que passarei a chamá-lo deantenato italiano, ok!

Mas por onde exatamente iniciar essa busca??

Com sua família, sempre!!!

Procure por aquele parente mais antigo da família, aquela tia que adora contar as histórias de família nos almoços de domingo…

A busca pelo antenato vem das histórias contadas através das gerações, assim descobriremos de que região da Itália nossa família veio, o que futuramente será de suma importância!!

Essa busca em alguns casos nem sempre é exitosa, então como fazer?

Não tão simples, mas valioso… entrar em contato com os cartórios de registro cível solicitando as certidões de nascimento, casamento e óbito (quando houver). Claro que não enviaremos e-mail a todos os cartórios do Brasil…rsrsr

Iniciaremos pelas suas certidões de nascimento, casamento, depois a de seu pai ou mãe, dependendo de que lado é sua descendência italiana…

Partimos para as certidões dos avós, e assim sucessivamente… Bem mais simples desta forma certo!

Pois em cada certidão emitida irão constar os dados dos pais, averbações se houverem e cartórios em que se realizaram.

Mais ou menos uma caça ao tesouro….

Em muitos casos, temos a certidão de casamento mas não encontramos a certidão de nascimento. Nestes casos, solicite ao cartório que foi celebrado o casamento a Habilitação do Casamento. São todos os documentos exigidos para que o casamento fosse celebrado, apresentados pelos noivos. Com sorte, lá encontrará as informações necessárias para localizar a certidão de nascimento e outros documentos necessários para sua busca.

De pista em pista chegará ao italiano que veio para o Brasil.

Neste ponto nos deparamos com um problema…pois na maioria dos casos as certidões apenas apontam seu antenato como italiano, sem maiores indicações de que região ele emigrou.

Assista: https://youtu.be/g_XBI4De3A4

Explicarei esse ponto no próximo post, como tema principal.

Gostou? Acompanhe mais em http://bypierangeli.blogspot.com

Que se iniciem as buscas… Buona Fortuna!!!

ARRIVEDERCI!!

Por Andreia Pierangeli

  • Itália
  • cidadania italiana
  • dupla cidadania
  • Andreia Pierangeli
  • ByPierangeli

Pierangeli Advocacia

Bacharel em Direito - São Bento do Sul, SC


Comentários