A realização de audiências via videoconferência já e uma realidade que os advogados não poderão mais fugir. Fazendo-se assim necessário aceitar essa evolução tecnológica, e se adaptarem aos novos tempos.
Os Ponto Positivos.
- ECONOMIA DE TEMPO: para os profissionais e clientes visto que não a necessidade de deslocamento até o Fórum.
- AMPLIAÇÃO DE RENDA: possibilita que o profissional realize várias audiências em localidade diferente, sem a necessidade de arcar com os custa da viajem.
- PONTUALIDADE: as audiências via conferência raramente atrasa.
- PRÁTICIDADE: possibilita ao profissional participar das audiências em qualquer lugar que esteja, ex. escritório, sala compartilhada da OAB, home office, etc.
- FACILIDADE: podendo ser realizada através do uso de notebook, celular, computador, desde que haja acesso à internet, microfone e camera.
Pontos Negativos.
- INSTABILIDADE DA INTERNET: problema na conexão pode causar microfonia, corte nos áudios, atraso ou congelamento nas imagens, além do risco de cair a conexão e o profissional ou cliente não conseguir mais se conectar.
- ENERGIA ELÉTRICA: picos de energia ou sua queda podem prejudicar a realização ou andamentos das audiências.
- FALTA DE EQUIPAMENTO: muitos profissionais trabalhar em home office, sem escritório próprio infelizmente muitos não possuir um bom acesso à internet e equipamento.
- FRAGILIDADE DOS CLIENTE: muitos não possuir acesso à internet, nem mesmo a computador.
Os pontos positivos desse novo instrumento judicial, portanto, preponderam sobre os pontos negativos.
Devendo assim haver uma adequação a esse novo sistema levando em consideração os aspectos socioeconômicos de cada região.
Autora: Advogada, Dra. Daniela Aparecida da Silva. 20/05/2020 Rio Claro – SP.