Impressora 3D de alimentos


13/07/2016 às 17h10
Por Lívia Boska - Bacharel em Direito

A mais nova invenção dos último tempos, a impressora 3D. O que esta faz? Imprime alimentos. Isto mesmo, é só imaginar o que se quer degustar e ela imprime o alimento desejado.

Segundo a EFE Brasil, um protótipo da impressora foi apresentado no Festival Multidisciplinar de tecnologia, música e cinema “South by Southwest (SXSW)”em Austin/Texas (USA). E esta é a mais nova invenção da marca SYSTEMS, aChefJet, com opção monocromática e você pode encontrar as impressões em duas opções. A impressora 3D, que imprime em uma única opção de cor, ideal para impressões de enfeites de bolos, imprime no volume de 20.3 x 20.3 x 15.2 cm. Já a ChefJet PRO 3D, é multi colorida e possui uma impressão mais sofisticada, sua impressão chega a 25.4 x 35.5 x 20.3 cm.

Vale ressaltar, que a impressora oferece vasto material de impressão como açúcar, chocolate, pizza, macarrão, pães, bolos, entre outros.

Para impressão dos alimentos, é feito um protótipo tridimensional, ou seja, é elaborado no computador aquilo que se quer imprimir. Como exemplo, se alguém quer imprimir enfeites de bolo de casamento, basta fazer uso de um programa de informática para elaborar tridimensionalmente o que se quer imprimir. A máquina imprime uma pequena camada de açúcar e logo em seguida borrifa água sobre a camada, esse processo se repete até que surja a forma desejada, ou seja, a impressão é uma cópia concreta do desenho tridimensional elaborado no computador.

Mas não para por aí, segundo o diretor da empresa SYSTEMS, Kyle von Hasseln, esse processo é utilizado para imprimir balas e acrescenta dizendo que o jato que borrifa água sobre a camada de açúcar é capaz de introduzir cor e sabor ao alimento.

A função da impressora 3D é uma inovação para a culinária e gastronomia, visto que a impressora imprime alimentos numa geometria incapaz de ser feita por mãos humanas, mesmo pelos mais renomados Chef’s.

Há quem seja contra a inovação e tecnologia, porém a invenção é aguardada com muito entusiasmo e expectativa. Recentemente a empresaHersheys, mostrou o interesse pela inovação e quer a exploração em seu ramo de chocolates. Outra que se mostrou interessada é a NASA, para que a empresa explore o ramo alimentício para transportar em naves espaciais.

As impressoras 3D ChefJet e ChefJet PRO 3D, estarão prontas para vendas no final de 2014 e o valor poderá variar entre R$ 4 mil a R$ 10 mil.

  • Direito de Propriedade
  • Propriedade Industrial
  • Marcas e Patentes

Lívia Boska - Bacharel em Direito

Bacharel em Direito - Campo Grande, MS


Comentários