Veja sete passos para uma aposentadoria sem dívidas.


15/07/2015 às 12h18
Por Mb Advogados

A aposentadoria deveria iniciar uma fase de maior tranquilidade, tempo livre e estabilidade, compensações após uma vida de muito trabalho.

Porém na prática, isso nem sempre acontece e o período pode chegar acompanhado de dívidas, empréstimos e doenças.

Para ajudar na preparação para a aposentadoria, o Agora traz hoje dicas para o segurado se organizar antes de pedir o benefício.

O essencial é a preparação financeira e psicológica, pois um dos impactos mais negativos é a queda no padrão de vida.

Além de uma aposentadoria limitada, a partir da saída do mercado de trabalho, o segurado perde benefícios, como vale-alimentação, a possibilidade de ter horas extras e bônus e, em muitos casos, o plano de saúde.

Portanto, se a aposentadoria está próxima, é hora de pegar papel e caneta e se concentrar em colocar as contas em dia, renegociar e pagar dívidas e, o quanto anos, guardar dinheiro.

A recomendação dos educadores financeios é que o futuro aposentado elimine as dívidas logas emaiores, como o financimento imobiliário ou de um carro.

Ao se aposentar, o segurado pode sacar o saldo de seu FGTS ( Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), portanto, se não conseguir quitar o imóvel ates, poderá usar o fundo para isso. Se não conseguir encerrar o financiamento, irá reduzi-lo.

Ter uma grana guardada é fundamental. Logo que o trabalhador se aposentar, precisrá de um tempo de adaptação á nova realidade financeira. Mas gurdar dinheiro só faz sentido se isso não sacrificar o pagamento de despesas do dia a dia.

Avalie a possibilidade de pagar um empréstimoconsignado para reduzir dívidas que tengam juros altos. esse tipo de empréstimo tem juros mais baixos, mas ele valerá a pena para quem está próximo de se apresentar se não for muito longo.

É uma opção para trocar diversas dívidas por uma só, com juros menores.

  • Direito Previdenciário

Referências

FONTE: Jornal Agora.


Mb Advogados

Escritório de Advocacia - Tupi Paulista, SP


Comentários