Todos já ouvimos falar da importância que há na especialização em se tratando da advocacia.
Quando falamos em especialização, não fazemos referência a cursos de pós - graduação, mestrados e/ou doutorados. Trata-se de posicionamento no mercado de modo que seu cliente o enxergue como autoridade no assunto. E o fazemos através da transmissão de valor, tema que não será tratado no presente artigo.
Ciente desta realidade, o causídico opta por uma área do Direito. Ocorre que, ainda assim, não há procura dos clientes. Por que isso ocorre? A resposta é simples: mesmo divulgando a atuação em determinada área, o possível cliente continua sem saber o que aquilo significa.
Daí surgiu a ideia, bem sucedida, diga-se de passagem, de mostrar ao cliente exatamente o trabalho desenvolvido, fator que o aponta a necessidade de nos contratar. Falamos dos micro nichos jurídicos.
Trata-se de técnica em que identificamos demandas em que há forte demanda, possibilidade de cobrança antecipada pelos serviços (o que ocasionará a rentabilidade e manutenção do escritório) e, regra geral, poucos profissionais habilitados ou demanda pouco explorada.
Tal mecanismo permite que o advogado produza conteúdos direcionados ao público-alvo, demonstre sua especialidade e atraia cada vez mais clientes. É a chamada porta única, conceito bastante difundido pelo especialista em marketing e empreendedorismo Conraldo Adolpho.
Pelo método, trabalhamos um único produto, direcionamos o cliente em única direção através de um funil de vendas (atendendo, obviamente, o Código de ética da OAB), até que o cliente se sinta confiante para adquirir nosso serviço.
Posteriormente, através de artigos, vídeos ou em nossa fanpage, iremos elaborar material esmiuçando os conceitos aqui mencionados, a fim de que o leitor possa entender perfeitamente como funciona o sistema proposto. Por ora, pense na ideia reflita na possibilidade se ser viável e comente.
Grande abraço.
Algumas sugestões de cursos (micro nichos):
Tenha acesso a mais de 1300 modelos de recursos de multas de trânsito
Teoria e prática de ações revisionais
Correção do FGTS
Como formular honorários advocatícios
Aprenda a elaborar cálculos trabalhistas de forma descomplicada