Hoje vamos te ajudar a saber o que cada cartório faz para que você saiba exatamente qual deve procurar.
Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais - aqui se registra o estado das pessoas: nascimento, casamento, morte, interdição, curatela, tutela, emancipação, união estável, dentre outros.
Cartório de Registro de Imóveis - é aquele onde é registrado/averbado todos os direitos reais imobiliários, ou seja, nele você sabe a quem pertence um imóvel, quais as modificações de titularidade, a existência de penhora judicial, hipoteca, indisponibilidade, dentre outros.
Cartório de Notas - é o responsável pelas autenticações de vontade (através de escritura e procuração); documento (autenticação e reconhecimento de firma); fato (ata notarial). Ex: doação, testamento, compra e venda, pacto antenupcial, divórcio.
Cartório de Protesto - aquele onde se declara o atraso no pagamento de um título. Ex: se um devedor não efetua o pagamento de uma quantia certa que deveria pagar, o credor pode protestar, pois com o protesto se prova o atraso e a inadimplência do devedor.
Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas - é aqui que são registradas as sociedades simples, associações, partido político, etc.
Cartório de Registro de Títulos e Documentos - se registra um contrato que não tem uma finalidade própria. Ex: registro de sociedade em conta de participação, tradução de documentos estrangeiros, envio de notificação extrajudicial, conservação de documentos, etc.
Cartório de Notas e Registro de Contratos Marítimos - aqui se faz a lavratura de contratos e demais atos de transações de embarcações, além do reconhecimento de firma desses documentos.
Quer saber mais sobre seus direitos? Siga a página e conheça também a comunidade Guia.Juridico no Instagram!