O que é um correspondente jurídico - Parte 2 - O estagiário 5 Estrelas


23/01/2019 às 12h09
Por Gontijo Freitas Advogados Associados S/S

A atividade de correspondente jurídico é considerada serviço a ser feito pelo advogado jovem e/ou em início de carreira, bacharel ou estagiário de direito. Ou seja, o serviço do correspondente jurídico seria dotado de menos técnica jurídica que o serviço de um advogado com 10 anos de experiência, é o que diz o ditado popular, ou ditado jurídico.

 

Retirando-se todos os pré-julgamentos feitos com base em experiências de gerações passadas, entende-se hoje, que todo serviço feito com paixão, seja ele técnico ou não, será considerado um forte exemplo de sucesso e elogiado por aquelas pessoas que outrora estavam fazendo julgamentos. 

 

Protocolar petições e retirar cópias de processos no fórum não são atividades que requeiram técnica jurídica para serem feitas, por isso, o correspondente jurídico eficiente é considerado um estagiário 5 estrelas. Entretanto, o trabalho de um correspondente não se resume à protocolos e cópias, ele também realiza audiências, despacha com juiz e faz sustentações orais.

 

Assim, para àqueles que já se habituaram com a rotina de um gabinete jurídico, sabem que uma ação judicial não se ganha só no papel e, que as reações corporais, como timbre de voz, postura e gestos podem fazer a diferença quando o assunto é persuasão. Quem já estudou neurolinguística conhece a máxima de que 93% da nossa comunicação não é verbal. Com este dado chegamos à conclusão de que o correspondente jurídico, ao fazer a audiência ou uma sustentação oral, carrega consigo 93% do processo de comunicação e persuasão que se está buscando no processo judicial. 

 

Com respeito ao estagiário 5 estrelas, que sem dúvidas será um excelente advogado, o correspondente jurídico é essencial para o brilho ou mancha de uma decisão judicial.

  • correspondente jurídico
  • estágio
  • estagiário


Comentários