1. Introdução
Começo este informativo fazendo, a você, leitor, uma pergunta muito simples: Qual é a parte mais sensível do corpo humano? Acertou aquele que respondeu “o bolso”. O dinheiro, ainda mais em tempos de crise, transforma o indivíduo, a falta dele ou a sensação de perda dele nos torna, por vezes, vorazes, alguns são capazes, inclusive, de cometer crimes. A sua abundância traz sensações ótimas de segurança, tranquilidade e a liberdade de fazer aquilo que se tem vontade.
Com esse conhecimento sobre “o bolso” do ser humano, empresas fazem esquemas enganosos para a captação de mais e mais pessoas, com a falsa promessa de ganhos rápidos dentro de um baixo investimento e em um curto período de tempo. É o sonho para muitos, certo? Dessa forma muitas pessoas são sugadas para as redes piramidais, sistemas fraudulentos onde o único intuito é extorquir aqueles que estão em sua base, como veremos mais adiante.
Já o Marketing Multinível se fixou como uma forma bem organizada para a venda direta e como uma oportunidade de trabalho, isto mesmo, de trabalho. Neste caso não há segredo nem promessas mirabolantes de altos lucros e pouco investimento, o sujeito que integrar a rede do marketing terá um produto para vender e este será seu principal foco e sua principal fonte de renda, e não a captação de pessoas para favorecer os segmentos mais altos da “pirâmide”.
2. Como diferenciar Marketing Multinível de uma Pirâmide Financeira?
Fazer essa diferenciação não é uma tarefa fácil, tendo em vista que existe uma linha tênue que limita o MMN da Pirâmide.
Para facilitar, digamos que você tenha recebido uma proposta para fazer parte de uma empresa de vendas diretas. Pare! Analise! Veja o que está sendo proposto e qual será a contraprestação para alcançar aquilo que foi posto em sua frente. Primeira coisa a ser observada é a promessa de altos lucros; a segunda é o período e o investimento para que se alcancem esses lucros; e por último, se há produtos e se estes serão os atores principais ou os coadjuvantes do seu negócio.
Mas aí surge a dúvida. A proposta que lhe foi feita diz que você conseguirá ótimos lucros e que o investimento é baixo e você irá lucrar 200% do seu investimento inicial. Ora, sejamos sinceros, é claro que todos conhecemos as máximas “quando a esmola é muita o santo desconfia” e “não existe almoço grátis”, mas quando um vendedor da empresa aparece em sua frente, andando com carro “top de linha”, importado, bem vestido, bem articulado e você está lutando para pagar as contas, é claro que isto seduzirá.
Mas, voltemos à dúvida, a empresa é bem solidificada e possui uma linha de produtos que pode variar em linha de beleza e cosméticos, pacotes de viagens, bebidas importadas e etc., e a sua cabeça diz para você tomar cuidado e prestar atenção, porém o seu “bolso” está harmonizado com a ideia e não sente mais a sua cabeça, não há controle! A dúvida: Você entrou em uma Pirâmide Financeira? Vejamos.
A exigência para se ingressar na rede é comprar, digamos, R$ 2.000,00 (dois mil reais) em produtos. Ao entrar na rede você percebe que a venda desses produtos não está te sustentando, nisso vem até você um outro revendedor e dirá o seguinte: - Pare de tentar ficar vendendo, o negócio mesmo é convencer as pessoas a entrar na rede, aí sim você começa a ganhar dinheiro. E assim é feito, você passa a tentar convencer várias pessoas a entrar na sua rede de vendas e esquece completamente do produto que é comercializado, pois este não lhe dá retorno, lucrativo mesmo, é formar uma rede de pessoas, que compram os kits de ingresso à rede, assim como uma coisa chamada, em alguns esquemas piramidais, de “pontuação”, o que lhe permite subir no ranking de vendedores e, assim, ganhar maiores bonificações e lucrar mais.
Então é hora de responder a dúvida. Isso é um esquema de Pirâmide Financeira. A ideia central aqui está em convencer pessoas a entrar para o sistema, fazendo com que aquele que está no topo possa obter vantagens altíssimas. O produto lançado é, normalmente, de fachada, apenas para confundir com o Marketing Multinível. Isso pode ser percebido também, pois, nos planos apresentados pela empresa, é mostrado 11 maneiras de ganhar dinheiro e apenas duas delas envolvem a prática da venda de produtos, enquanto as outras 9 só voltadas para a captação e manutenção de pessoas.
A ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas) regula a entrada de empresas de acordo com o Código de Ética da própria ABEVD. Portanto, é sempre bom verificar se a empresa a qual se está associando está inscrita na ABEVD, se a empresa exige que os novos integrantes tenham contrato devidamente assinado e se todas as informações sobre a empresa estão completas e de forma clara nas apresentações.