Primeiramente vamos esclarecer quem é um profissional liberal: Um profissional liberal é todo aquele que possui uma formação nível técnico ou superior e exerce sua profissão de forma livre. Este profissional pode exercer sua atividade dentro de uma empresa ou de forma livre, com liberdade de disposição, organização e execução.
Portanto o Medico, Dentista, Engenheiro, Arquiteto, são alguns dos exemplos mais comuns no Brasil de profissionais dessa modalidade.
Muitos desses profissionais saem de sua graduação e não possuem um norte a seguir. Segue buscando atuar no setor publico? Decide por empreender no setor privado? Bom seja qual for o caminho que o profissional decidir seguir a presença de um advogado em sua jornada se tornará imprescindível.
Neste sentido, decidindo seguir a carreira publica, desde o ingresso no cargo, sua manutenção e uma eventual saída do cargo publico seus direitos profissionais devem ser respeitados a risca.
Seguindo pela direção de empreender o advogado se torna imprescindível desde a constituição do seu negocio, na manutenção das relações contratuais, tributarias, e trabalhistas. Como se sabe em muitos momentos da pratica empresarial a presença de um advogado é obrigatória e sua atuação junto à empresa ajuda em sua conformidade e regularidade garantindo a segurança para atuação da empresa.