COACHING E MARKETING PESSOAL PARA ADVOGADO


09/09/2016 às 16h37
Por Mamede Coelho Advogados

O Coaching consiste em um processo ligado ao autoconhecimento, onde o Coach (profissional) irá direcionar seu aprendiz, denominado de Coachee a traçar uma meta e criar ferramentas para atingir determinada meta, porém faz-se importante notar, que o Coach irá apenas auxiliar neste processo, não se intrometendo diretamente.

Nós seres humanos somos diretamente responsáveis por nossa vida e com isso, devemos observar nossos comportamentos, uma vez que esses demonstram o que queremos passar sobre nós mesmos, podendo até mesmo nos definir. Um comportamento passado quando não alterado, irá sempre gerar os mesmos resultados, por isso devem ser observados, uma vez que não é possível obter resultados diferentes com o mesmo comportamento.

Inicialmente, para obter alteração deste comportamento, é preciso parar de sempre encontrar justificativas para os erros cometidos, e começar a se posicionar em uma atitude de mudança, para assim, começar a reparar no comportamento que traz os resultados não desejados e assim, alterá-los.

A vida é composta por uma roda, onde encontramos pontos específicos, como: relacionamento familiar, lazer, vida financeira, profissional, intelectual, emocional, espiritual, física, relacionamento íntimo e relacionamento social, em cada ponto destes separados fica mais fácil de identificar em que ponto esta deixando a desejar, e assim, tomar uma atitude (comportamento) para melhorar.

Para melhorar estes pontos determinados, faz-se necessário tomar algumas posturas, como ter disciplina e cumprir aquilo em que se propôs a fazer, bem como terminar o que começou, assim, irá se iniciar também a mudança de comportamento, ou pelo menos terá iniciativa para tanto.

Passada a fase de mudança de comportamento, irá ser criada uma meta para atingir, a qual deverá ser: específica, mensurável, alcançável, relevante e possuir um tempo determinado. Após determinada a meta, é preciso saber se está preparado para atingir a meta a que se propôs a cumprir, observando o que falta para tal preparação, assim, estará sendo traçado o plano de ação.

Neste momento, é preciso tomar cuidado para não confundir desejo com necessidade, onde o primeiro é aquilo que queremos ter, porém não precisamos neste determinado momento, e o segundo é o que não podemos deixar de atender, caso contrário, o foco irá se perder.

Superado este momento, faz-se necessário também nos livrarmos de alguns obstáculos internos, como as crenças que estipulamos e não nos permitem ver a realidade, por exemplo, a pessoa que fez tal faculdade nunca irá passar na OAB sem prestar um cursinho, nesta mesma seara temos os rótulos que são criados e limitam as pessoas, bem como devemos lidar com a emoção, usando a consciência, assim, racionalizando e entendendo o problema.

Assim, surge a parte de marketing pessoal, pois para começar a cumprir a meta traçada, é preciso criar o diferencial dos outros, ou seja, uma marca, onde a pessoa deve lembrar que é uma empresa, e precisa se cuidar como se fosse.

Sendo uma empresa, é preciso dar importância a aparência e comportamento para verificar o que esta sendo transmitido, como por exemplo, a forma de se vestir e o ambiente de trabalho, uma vez que estes falam da pessoa, deve também, pensar no cliente como uma pessoa importante, pois assim que este deve ser tratado e verificar detalhe com a impressão que é passada.

Outro ponto a ser observado é que para atender a necessidade do outro, só será possível se a necessidade do prestador de serviços estiver sendo atendida também, uma vez que este deve se colocar um primeiro plano em sua vida, para assim, conseguir atender a necessidade do próximo.

Ter uma rede de networking (relacionamentos pessoais e profissionais) também é muito importante, fazendo um bom trabalho, o nome do profissional tende a se difundir, pois a pessoa que conheceu o bom trabalho irá levar o nome do profissional como indicação e para isso é preciso o bom advogado saber se expressar, ter um cartão de visitas e lembrar que coisas boas levam tempo.

Contudo, para a prosperidade do profissional, é preciso adotar algumas posturas, como fazer um plano de ação com metas a serem atingidas e cuidar para que o marketing pessoal seja bem usado para haver um captação de clientes, nesta profissão, onde esta captação não pode ser feita diretamente.

Por fim, sempre vale lembrar que problemas são desafios a serem superados e que não existem fracassos, mas sim aprendizados e que recomeçar não é um problema, mas sim devemos começar novamente sempre que preciso. Não pode haver limite para o empenho humano.

  • Coaching
  • Marketing
  • advogados
  • coachee

Mamede Coelho Advogados

Advogado - São Paulo, SP


Comentários


Mais artigos do autor