Nesses últimos dias uma pessoa próxima me pediu ajuda para comprar uma mercadoria na internet através de um site que eu não conhecia.
Na mesma hora o bichinho do "desconfiômetro" passou por mim e me alertou para pesquisar sobre a reputação do site.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não deu outra, várias reclamações sobre a falta da entrega do produto, de mercadoria anunciada que não estava em estoque, dentre outros problemas.
Por sorte, vi antes mesmo de comprar que se tratava de uma furada e pulei fora. Mas se você já comprou sua mercadoria e não recebeu, eu posso te dar dicas sobre o que fazer.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1. Nem sempre a fraude vem assim escancarada como eu descrevi, às vezes a loja é séria e tem boa reputação, mas falhou ao prestar o serviço para você. Nesse caso, é importante que você tenha a nota fiscal, ou o print do pedido e do pagamento, caso a loja ainda não tenha emitido a nota.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como não estamos falando de documentos físicos, você pode tirar print de todos e ir salvando em uma pastinha no seu computador ou celular. Salva também o código de rastreio, tudo que ajude a resolver a questão, certo?! Salvou? Vamos ao próximo passo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2. Registre a reclamação online: pode ser através do SAC da empresa, do Reclame Aqui, do Consumidor.gov ou até mesmo junto ao PROCON. Lembre-se de salvar os comprovantes dos protocolos!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Algumas dessas plataformas estabelecem rankings de reputação e tempo de resposta da empresa, então boa parte delas se empenha em responder para manter uma boa imagem online.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3. Não deu certo? É, talvez você tenha que buscar a solução na via judicial. Vale lembrar que o funcionamento dos tribunais foi alterado pela pandemia e seus esforços estão concentrados nas demandas urgentes. Se for mesmo o caso, procure um profissional!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀