O ano de 2015 está começando e muitos procuram por uma mudança de carreira. E, triste como isso pode parecer, o campo está bom para os consultores de dívidas. Afinal, uma significativa parcela da população brasileira está inadimplente e a maioria não sabe como sair desta situação sozinha.
Assim, um profissional bem treinado na arte de salvar as finanças pessoais (ou até corporativas) é sempre bem vindo.
Mas como se tornar um consultor de dívidas? E, mais importante, como se tornar um excelente consultor de dívidas? Vamos apresentar algumas dicas essenciais abaixo.
Conheça seu trabalho
Em primeiro lugar, é preciso ter 100% de consciência do seu papel. Como “consultor de dívidas” é um trabalho relativamente recente, muitas pessoas ainda não têm clareza do papel desempenhado por este profissional. Ele não é um advogado, nem um contador, nem um financista – embora seu trabalho envolva aspectos dos três ou mais, pode também ser o MÉDICO OU O PSICOLOGO DAS DÍVIDAS...
Como consultor de dívidas, você deverá analisar as finanças de seus clientes, verificar onde estão e quais são as falhas no orçamento, negociar os débitos e garantir que ele fique com contas que é capaz de pagar, no final. Ou seja, a responsabilidade não é pouca, além dos motivos que levam as pessoas e empresas a se endividarem...
Cursos Existentes
Atualmente, existem poucos cursos para atuar como consultor de dívidas.
O principal deles e único disponível online é o Curso EAD do SOS Dívidas através de vídeo aulas, e também com livro, vídeos, apostilas, etc.
Ao escolher realização deste curso, preste atenção ao conteúdo, que deve ser completo e abrangente conforme destacados nos próximos itens.
Também este curso oferece certificação.
Além disso, é possível estudar por conta própria, ou fazer uma série de pequenos cursos que, separadamente, sejam úteis para as suas atividades.
Conhecimentos básicos
Como consultor de dívidas, você precisará conhecer ao menos um pouco sobre cada um dos temas listados abaixo para desempenhar seu trabalho adequadamente. E lembre-se: esta é apenas uma lista básica, mas há muitas outras coisas para estudar e aprender.
Economia
Saber o porquê e como as pessoas e empresas freqüentemente estão endividados e também o papel das dívidas em manter a economia de uma família, de uma empresa e de um país girando.
Finanças
Conhecer cálculos de juros e multas, taxas de câmbio e de cartão de crédito, variação inflacionária e outros que afetam as contas normais de indivíduos e empresas.
Direito
Conhecer o funcionamento do Código de Defesa do Consumidor e como você pode utilizá-lo a favor de seu cliente entre outras leis inerentes a inadimplência. Um departamento jurídico é imprescindível e caso o consultor já seja um advogado, melhor ainda!
Técnicas de Negociação
Para ser capaz de negociar as dívidas de seus clientes, aprender no curso e se aprimorar no dia a dia no exercício desta atividade.
Atendimento ao Cliente
Como um profissional autônomo, você também precisa saber tratar adequadamente seus clientes, pois eles são a base de seu negócio. Fornecer informações constantes do andamento das negociações, enfim, dar total assistência.
Gerenciamento de Empresas
Será preciso entender quais serão os custos de seu trabalho, e a partir daí definir o preço cobrado de seus clientes.
Características Pessoais
Além de conhecimentos práticos, existe certo perfil exigido para o consultor de dívidas. Ele precisa ser extremamente discreto e cuidadoso, pois fica responsável pelas finanças de terceiros. Precisa ser paciente para lidar com cobranças e longos períodos de negociação. Precisa enxergar e tratar o cliente de maneira humanizada, pois as pessoas o procuram em um momento de dificuldades e fragilidade. E, como todo profissional autônomo, precisa ter um perfil empreendedor, para trabalhar por conta própria.
Como é possível perceber, são vários os requisitos para se tornar um consultor de dívidas, porém, somente aqueles que se empenham em apresentar um excelente trabalho, vai se estabelecer profissionalmente e o retorno financeiro vale à pena.
Se você está pensando em perseguir esta carreira, o momento é agora e a oportunidade pode ser esta já que o cenário da inadimplência é cada vez maior em todas as regiões do Brasil.
www.sosdividas.com.br
www.consultordedividas.com.br/curso-consultor