EM MULHER NÃO SE BATE NEM COM UMA FLOR!


22/03/2018 às 12h30
Por Cíntia Beatriz Nunes

Luiz Alberto Warat , meu querido amigo e saudoso Professor e Escritor das Relações Humanas e Humanização dos Operadores do Direito, entusiasta número um do Projeto Café Filosófico na Universidade Federal de Santa Catarina "In Memoriam", ele dizia que: "O amor nunca argumenta. Não há argumentação no amor, pois não há agressão. Quando se ama, não se agride."

Sustento que quem ama, não bate. Quem ama, não trai. Quem ama, não abandona. Quem ama, não te trata com indiferença. Quem ama não se aproveita da tua generosidade, nem faz uma falsa imagem ao teu respeito. Vejo tanta gente falando de amor em diversas vertentes e poucos sabendo amar. Costumo dizer que entender algo não é concordar, porém, questiono-me: Como um homem pode dizer que já amou 20 mulheres ou uma mulher dizer que já amou 20 homens? Requer discernir o que é amor num sentido mais espiritualizado da palavra e o que é paixão.

A busca da evolução espiritual só diz respeito a cada um. Um dos líderes espirituais em que admiro é Jesus Cristo: O único amor que não te abandona, não te rejeita, não te exclui e ainda renova e abastece o coração de sentimentos bons é o que vem do alto. O universo é uma grande família, o altar um bom lugar para fortalecer o espírito também e, acima de tudo, o mar e a natureza é e sempre será excelentes lugares para conversar com Deus.

Contudo, a denominação paixão, neste mundo em que vivemos, tratando-se de homem e mulher é apenas beijo na boca e conjunção carnal. Se todo mundo amasse em qualidade ia ser uma maravilha, não ia mais ter traição, decepção, Divórcio, separação, sem dúvida, muitos casamentos iriam durar para sempre. Nos quadrinhos eles duram, coincidências não existem...

No mais, o que dizer para quem já sofreu violência doméstica? Não discuta com quem nada sabe e nem entende. Apenas aja consciente, esteja de acordo com você, independente de todas as conseqüências. Não chore, não sinta vergonha, culpa, medo. Isto quem tem que sentir é quem te bateu. Não se deixe seduzir com cenas emotivas, com eventuais choros providenciais, falsas desculpas, papinhos e atitudes que se repetem.

Por fim, vale lembrar que em mulher não se bate nem com uma flor. Quem passou pelo constrangimento, humilhação, dor, descrédito, maus tratos e outros tantos aborrecimentos foi você. Quando ficar com dúvida no que fazer, lembre-se disso. Nenhum conflito é mortal. Aprenda com ele. O objetivo é resolvê-lo e não a criar mais um. Há muitos meios alternativos de libertação, proteção, cura, soluções de litígios. Os Consultórios, Universidades em seu Escritório Modelo como a UFSC e alguns órgãos Públicos como o Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, estão aderindo as práticas de Terapias de Constelação Familiar e Justiça Restaurativa e a cada dia o número de interessados em participar aumenta. Infelizmente, os preços em Workshop ou atendimento particular não estão entre os mais acessíveis para atender a toda população em que precisa, porém, a boa notícia é que muitos facilitadores estão buscando mais altruísmo que egoísmo nesta nova abordagem de vivenciar o Direito e resolver questões de natureza complexa e, dessa maneira, conseguem contribuir de modo mais humanístico, acompanhando as mudanças de quem procura pelo serviço, que somente pelo conhecimento técnico jurídico não aconteceria de modo feliz. Nem sempre as partes saem satisfeitas pelo lado jurídico. Certamente, é sempre bom buscarmos limpar o terreno, adquirir entendimento do que está por trás e provocou tanta dor. Conhecer e experimentar sem julgamentos outras técnicas nos faz crescer como pessoas e como profissionais! Que tal experimentar? Eu volto compartilhando um pouco mais sobre as minhas experiências.

Cíntia Beatriz Nunes

  • Violência Doméstica e Familiar
  • DesenvolvimentoHumano
  • CiênciasSociaisAplicadas
  • DesenvolvimentoPessoalHumano

Referências

Artigo publicado também no site Jusbrasil: https://cintiabeatriznunes.jusbrasil.com.br/artigos/526168770/em-mulher-nao-se-bate-nem-com-uma-flor


Cíntia Beatriz Nunes

Estudante de Direito - Florianópolis, SC


Comentários