DÍVIDAS COM CARTÃO DE CRÉDITO - O QUE FAZER?


26/08/2016 às 13h07
Por Dr. Iury Gomes Chaves

Quem nunca deveu algumas coisa à alguém pode se considerar uma pessoa de sorte.

Hoje em dia é crescente o número de inadimplentes e os motivos para isso são diversos: Demissão inesperada, problemas de saúde, queda na renda familiar, consumo excessivo e por aí vai.

Mas e agora, o que fazer com aquela dívida enorme de cartão de crédito que parece que nunca mais vai parar de crescer? Vamos te dar uma ótima dica de como reverter essa situação. Acompanhem:

A melhor solução para o seu caso é fazer uma organização financeira pessoal. Veja como reduzir suas despesas. Corte tudo o que for dispensável e veja qual o valor que ficará disponível.

Ligue para a central de atendimento do cartão de crédito - sabendo o valor que você pode pagar por mês, fica mais fácil entrar em um acordo. Não precisa justificar o motivo da sua dívida, o simples fato em querer quitá-la já será suficiente.

Pergunte qual o Custo Efetivo Total (CET) da dívida do cartão de crédito. Ele mostra o valor total que você terá que pagar, com juros, taxas e impostos que serão cobrados. O fornecimento dessa informação é obrigatório.

Negocie o valor total da dívida em prestações fixas. Prefira uma parcela que não aumenta com o tempo. Não adianta continuar pagando só o mínimo do cartão, pois você praticamente quita os juros da administradora e seu débito não vai diminuir.
Se a proposta não for o que você espera, não se preocupe, você não é obrigado aceitar de primeira. Negocie, tenha paciência e busque encontrar um denominador comum para satisfazer sua demanda.

Se for vantajoso, troque a dívida cara por outra menor. Uma estratégia muito boa é trocar uma dívida com juros muito altos por uma com juros menor. Pera aí, mas como assim? Vou já estou com uma dívida e você está me sugerindo adquirir outra?

Calma, eu explico. Em determinados casos o desconto para pagamento à vista é muito bom! Tão bom que vale a pena pegá-lo. Contudo, as vezes não temos o capital disponível para tal. Neste caso, vale a pena estudar pegar um empréstimo com juros menores e utilizá-lo para quitar a dívida mais onerosa.

Gostou? Tem mais dúvidas? Entre em contato conosco!

  • DÍVIDAS
  • CARTÃO DE CRÉDITO

Referências

https://www.konkero.com.br/cartao/cartao-de-credito/conheca-6-dicas-para-negociar-dividas-no-cartao-de-credito


Dr. Iury Gomes Chaves

Bacharel em Direito - Fortaleza, CE


Comentários