Por que o processo trabalhista é como enxugar gelo?


22/09/2016 às 11h31
Por Ceumar Bezerra de Assumpção

Você já se surpreendeu ao receber uma ação trabalhista em sua empresa? Já se perguntou: Como isso pôde acontecer seu eu procuro agir conforme a legislação?

Se você já passou ou passa por isso, o que eu posso dizer para amenizar um pouco essa situação é que você não está sozinho; outros empreendedores também vivem este dilema. A Justiça do Trabalho protege o empregado, sendo ele a parte mais frágil da relação de empregado e empregador, não você.

E o que fazer com relação a isso?

Bom, tenho uma boa notícia para você. O lado bom disso tudo é que é você quem determina as regras do jogo dentro de sua empresa, então é você quem deve mudar a situação, ou vai continuar enxugando gelo, vai continuar perdendo dinheiro.

É claro que quando uma empresa resolve fazer mudanças os custos são as principais objeções, mas a mudança pode ser no comportamento, e agregar valor.

Este é o começo, passe a enxergar como as demandas trabalhistas de hoje podem mudar o comportamento de sua empresa amanhã.

Que você pode iniciar uma melhoria na qualidade de sua gestão seguindo caminhos mais simples e eficientes.

Tenha em mente que cada reclamação trabalhista trás um problema que há em sua gestão, excesso de jornada, trabalhos iguais com salários diferentes, cálculo de rescisão, dano moral, trabalho perigoso, intervalo de almoço...

Cada problema se reflete em tantos outros, que se multiplica para o seu corpo de empregados, podendo o cálculo de seu passivo trabalhista ser igual á sua folha de pagamento em pouco tempo.

E você quer continuar enxugando gelo?

Ceumar Bezerra

Especialista Direito do Trabalho com foco em prevenção trabalhista nas relações laborais.


    Ceumar Bezerra de Assumpção

    Advogado - Rio de Janeiro, RJ


    Comentários