A importância do gerenciamento de contrato


21/06/2017 às 02h47
Por André Monteiro

Um empresário (é sempre bom lembrar que atividade é a empresa), independente do seu porte, firma inúmeros contratos, quais sejam de prestação de serviços, fornecimento de produtos, fusões e aquisições, ou o próprio contrato social.

Empresários de grande porte devotam equipes inteiras para o gerenciamento de contratos. Por quê? Bem, quando um contrato é cumprido da forma como as duas partes imaginam é ótimo! Entretanto caso ocorra qualquer problema, que seja uma vírgula colocada no lugar errado, pode dar margem a anos de discussões e processos, que atrasarão o andamento daquele projeto que você cuidou com tanto carinho.

A palavra gerenciamento foi escolhida propositalmente, não se trata aqui da simples elaboração de um contrato, mas da criação e acompanhamento do mesmo. Dependendo da complexidade do contrato, este começa a ser elaborado muito antes da assinatura, e pode projetar efeitos após a sua conclusão, sem podermos desconsiderar possíveis ajustes pelo seu caminho da elaboração à conclusão.

Assim, quando como pessoa física ou jurídica, pense em contratar pelo menos um advogado e um contador antes de assinar o contrato, e não apenas quando houver um revés, até porque, uma vez firmado, presume-se que há a anuência de todas as suas cláusulas e pactos, inclusive aquela vírgula no lugar errado...

André Monteiro Vianna

  • #direitocivil
  • #contratos
  • #gerenciamento

André Monteiro

Advogado - São João Del Rei, MG


Comentários