Sobrevivendo as manipulações veladas para controlar nossas vidas.


16/04/2020 às 20h54
Por Aline Almeida de Carvalho

Existe uma espécie de bullying discreto que com frequência dominas as relações e muitas vezes é imperceptível tornando quase impossível de eliminar. As pessoas que praticam esse ato geralmente tem uma influência muito grande sobre nós , é capaz de subjugar sua mente de forma mais poderosa do que o abuso físico, geralmente não assumem suas responsabilidades, tentam minar a credibilidade das pessoas que as questionam, precisamos resistir a essas figuras que pairam em nosso meio .

Identificar o mais rápido possível o comportamento típico dessas pessoas é necessário, geralmente elas são extremamente narcisistas, não levam as pessoas a sério nem se importa com sua visão de mundo, ficam irritados quando as pessoas não compartilham de seus ponto de vista e são furiosos quando não tem o total controle de tudo.

A família e amigos tem um papel importante na identificação dessas pessoas pois geralmente são as que estão mais próximas e prestes a fazer uma avaliação precisa sobre certos comportamentos, não conseguimos fazer tudo sozinhos por isso há uma necessidade de mantê-los por perto, eles podem lhe ajudar a viver de forma mais compassiva, eficaz, produtiva e gratificante.

Pessoas suscetíveis a esses agentes geralmente são pessoas vulneráveis, inseguras e o papel constante desses abusadores mentais é convencê-las a todo tempo a duvidar de si mesma, se prender a relacionamentos desmoralizantes, destrutivos e desconcertantes é perder significativamente a percepção de mundo, é se ver como incompetente e não confiar em suas habilidades.

Preservar a imagem romântica de uma relação abusiva nem sempre é um bom caminho, será uma perfeita abertura para manipulação, as relações abusivas passam por estágios , comecam leve e despercebido e depois se tornam uma parte maior em sua vida sobrecarregando seus sentimentos e de repente você perde a sua identidade indo de mal a pior.

Tudo começa com a descrença que lhe deixa confusa, frustada e ansiosa, logo após vem a necessidade de se defender e com isso a relação se torna um tormento e de forma sutil, a depressão tudo arruína, quando a situação fica bastante dolorosa a melhor escolha é terminar. 

Não deixe as relações abusivas lhe dominar, não perca sua autoconfiança, sua autoestima, tenha coragem para tomar decisões , seja protagonista de sua história , as vezes juntar pedaços do que já foi quebrado não resolve, aniquile sua necessidade de validação externa e saia de relacionamentos sofridos , resista a ações intimidadoras, trabalhe sua capacidade de ressignificar , não deixe o individualismo desenfreado de uma relação abusiva conduzir os seus caminhos, não espere aprovação de ninguém, não seja sedento por reafirmações, não se isole de outras conexões que podem lhe proporcionar um caminho diferente com felicidade e paz, o primeiro passo para liberdade depende de você.

  • manipulação
  • bullying

Referências

O efeito Gaslight - como identificar e sobreviver á manipulação velada que os outros usam para controlar sua vida. Dra. Robin Stern - prefácio de Neomi Worf.


Aline Almeida de Carvalho

Bacharel em Direito - Salvador, BA


Comentários